Mulheres na Engenharia: como escolher o setor certo

A engenharia oferece muitos empregos e carreiras gratificantes com oportunidades cada vez maiores de melhorar a tecnologia e a inovação. Por que o Reino Unido tem a menor porcentagem de engenheiras profissionais na Europa?

As estatísticas são interessantes:

  • Em 2018, apenas 12,37% dos engenheiros do Reino Unido eram mulheres (embora, o número vem aumentando ano a ano).
  • As mulheres que estudam engenharia em nível de graduação, em média, alcançam resultados mais elevados do que seus colegas homens.
  • Graduados em engenharia feminina encontram trabalho mais rápido do que graduados em outras disciplinas.

O que está adiando as mulheres da engenharia?

Engenharia é para você?Mesmo nesses tempos iluminados por gênero, a engenharia ainda é vista como sendo tradicionalmente masculina. Pode haver a visão de que ser engenheiro significa usar um chapéu duro e trabalhar em ambientes sujos. No mundo moderno, grande parte da indústria é digital ou envolve computadores. Talvez as pessoas percebam que você precisa ser bom em matemática? Talvez seja que as mulheres não sintam que podem ser pioneiras, se preparando para serem um modelo para outras mulheres?

São principalmente barreiras psicológicas à entrada. Na verdade, existem redes de apoio fantásticas para atrair mais mulheres para o campo. Muitas universidades oferecem apoio e promoção de cursos de engenharia. Além disso, empresas proativas anunciam seu desejo de empregar mais mulheres e fornecem esquemas de incentivo.

Há uma grande variedade de áreas para seguir na engenharia. Uma maneira de encontrar ajuda para entrar no setor certo é através do recrutamento de engenharia. Aqui estão alguns dos setores que você pode considerar ao optar por seguir esta carreira.

Alimentos e Bebidas

A enorme indústria alimentícia inclui produção, embalagem, sabor, nutrição e preocupações ambientais. Com amor por comida e interesse pela nutrição, ser tecnólogo em alimentos oferece uma carreira interessante e gratificante. Existem várias rotas para a engenharia de alimentos, dependendo da área em que você deseja trabalhar:

  • Um diploma de nutrição pode levar ao desenvolvimento de alimentos/receitas e sabores.
  • Um diploma de ciência ou química é um bom começo para uma carreira na produção de alimentos.
  • As qualificações em engenharia mecânica ou design são um bom ajuste para embalagem.

Ambiente

Com o debate sobre as mudanças climáticas, a engenharia ambiental é acelerada e abraça a inovação e o desenvolvimento. Se você aspira a tornar o mundo mais ecológico, qualificações ou experiência em muitas disciplinas de engenharia podem ajudá-lo a entrar no mundo da engenharia ambiental.

Você pode olhar para um diploma em engenharia civil, mecânica, automotiva, química e aeronáutica para começar sua carreira. Os empregos podem variar desde grandes projetos, como a construção de um novo parque eólico até o projeto de recursos para um novo carro elétrico.

Engenharia Médica e Farmacêutica

Você pode se importar com as pessoas e sua saúde, mas não quer entrar na enfermagem ou buscar um diploma de medicina para ser médico. Então, uma carreira interessante pode ser em engenharia médica ou farmacêutica. Trabalhar nessas esferas significa trabalhar em produtos, processos, drogas e dispositivos que melhorem diretamente a vida das pessoas.

Engenharia Biotécnica

Relacionado, mas não o mesmo que a engenharia médica e farmacêutica, trabalhar como bioes técnico geralmente envolve você em pesquisa e desenvolvimento. Se você tem interesse em sistemas biológicos, ser um bio técnico permite identificar causas e encontrar soluções.

As áreas de trabalho vão desde a produção de aditivos e suplementos para a indústria alimentícia até a tentativa de encontrar a cura para uma doença.

A melhor rota de entrada é um diploma relacionado – biologia ou biotecnologia – mas há aprendizes de nível básico também.

Automação e Robótica

Carreiras em automação e robótica surgem em muitas indústrias. Multidisciplinada, altamente inovadora e rápida, a robótica é uma mistura de mecânica, elétrica, hardware e software. Você pode escolher o lado do design ou qualquer um dos trabalhos envolvendo o movimento e função dos robôs.

O escopo da indústria está aumentando o tempo todo. Os robôs são tradicionalmente associados às indústrias automotivas ou de fabricação repetitiva, mas agora são encontrados na medicina, nos serviços de emergência, na educação e nos militares. Há vagas disponíveis para atender aqueles com habilidades práticas, bem como aqueles com amor à teoria.

Reunir

Esta é apenas uma amostra do tipo de trabalhos de engenharia que existem. Se você tem um caminho de carreira em mente, seguir um grau relevante lhe dará uma vantagem. No entanto, graus não relacionados ainda são úteis, assim como nVQs em engenharia e experiência relevante ou transferível.

Não deixe ser uma mulher te impediu de escolher engenharia. Converse com seu orientador de carreira na escola ou universidade ou procure emprego em sites de recrutamento especializados.