Lançando sua carreira de engenharia: você precisa de um diploma?

De acordo com o Guardian, quase metade dos jovens vão para o ensino superior. No entanto, nem todos esses alunos fazem um curso de graduação. Muitos acabam em uma carreira totalmente sem relação com seu diploma. Então, qual a importância de um diploma para uma carreira de engenharia?

A amplitude de uma carreira de engenharia

De acordo com especialistas em recrutamento de engenharia, há muitas vagas nos setores de engenharia, aeroespacial, defesa e energia que exigem um diploma em engenharia química, elétrica ou mecânica. No entanto, há muitos empregos que não.

A engenharia cobre uma infinidade de empregos e há falta de pessoal adequado para preencher os cargos mais qualificados. Um relatório recente da Engineering UK mostra que o setor de engenharia está enfrentando desafios fundamentais em encontrar funcionários devidamente qualificados e experientes para suprir a crescente demanda por habilidades de engenharia. O relatório projeta que 124 mil engenheiros e técnicos serão necessários anualmente até 2024.

A boa notícia é que há uma demanda por engenheiros com diplomas, bem como para técnicos que possam aprender o trabalho de baixo para cima.

Se você tem um diploma ou não, você pode querer considerar quais qualidades são necessárias para ser um engenheiro líder. Os caçadores de cabeças procuram uma ética de trabalho duro, a capacidade de se comunicar e um equilíbrio de otimismo misturado com a realidade da terra.

Benefícios de ter um diploma de engenharia

A engenharia é talvez o setor mais rápido desta geração. Onde quer que você olhe há uma nova tecnologia. Tudo está ficando mais rápido, menor e mais portátil graças a computadores e tecnologia de smartphones.

Engenheiros recém-qualificados com diploma provavelmente estarão na vanguarda do desenvolvimento futuro em todas as indústrias. Considere a indústria automotiva (pense e-cars), saúde (edição de genes e melhores ferramentas de diagnóstico), eletrônica, impressão 3D (peças sob medida na ponta dos dedos), ciência, alimentos… tudo está progredindo em uma velocidade rápida. Isso se resume, em grande parte, aos efeitos acelerados da tecnologia de engenharia.

Uma área de engenharia onde há uma enorme escassez é a de professores especialistas. Este é um papel que requer um diploma. A Academia Real de Engenheiros tem solicitado ao Governo que aumente o ensino de disciplinas fundamentais atualmente necessárias em disciplinas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática). O número de professores especialistas nessas disciplinas principais está estagnado, mas a demanda no local de trabalho está crescendo ano a ano.

Para quem quer liderar essa nova era empolgante na engenharia, um diploma é o seu “gergelim aberto” para os melhores empregos, seja ensinando, trabalhando em pesquisa e desenvolvimento (P&D) ou sendo mais prático.

Benefícios de não ter um diploma de engenharia

Se sua paixão é engenharia prática ou design, existem muitos trabalhos de engenharia que não exigem um diploma em nível básico. Estes incluem cargos como técnico em design de informática, técnico em engenharia civil, técnico em manutenção, técnico em engenharia agrícola, tecnólogo em alimentos e muito mais. Observe que esses trabalhos são todos titulares para técnicos onde você estará auxiliando engenheiros qualificados.

O papel de técnico também se reflete no grau salarial. No entanto, enquanto outros alunos estão passando três anos estudando teoria na uni, os técnicos podem estar ganhando desde o primeiro dia. Além disso, você pode estar ganhando valiosa experiência prática, pois trabalhará ao lado de engenheiros qualificados.

Alguns alunos podem se candidatar a um estágio, o que lhes permite aprender habilidades de trabalho enquanto estão empregados. Outras opções são fazer um trabalho de engenharia em nível técnico e suplementá-lo com um curso universitário à noite.

Se você está pensando em uma carreira na engenharia, é importante entender o que é necessário para o seu papel de carreira particular. Considere quais empregos estão disponíveis antes de se inscrever por três anos de trabalho duro e dívida na universidade. Sim, alguns papéis principais em engenharia exigem um diploma. Mas há muitos empregos disponíveis para aqueles com níveis A adequados ou outra experiência prática. Como em todas as carreiras, se você ama o que faz, realmente não vai parecer um trabalho!